quarta-feira, 21 de agosto de 2013

200 hectares de MATA ATLÂNTICA ameaçados => FLORESTA DE DEODORO
Destruição ou Preservação è julgamento nesta 4ª feira, DIA 21:
Décima Primeira Câmara Civel do TJRJ DECIDIRÁ se Floresta viverá ou se a Floresta se transformará em um bosque retaliado por pistas e apetrechos de um autódromo e virar estéril, pedaços de deserto verde, meramente faz-de-conta, ou seja, SE a floresta como ecossistema MORRERÁ:
Salve a Floresta,
praticando as seguintes atitudes A; B; C; D que você puder:
A. compareça à seção de julgamento, HOJE, 4ª feira, DIA 21/08/2013, 13 HORAS, no Fórum, na Décima Primeira Câmara Cível => Endereço: a seção de julgamentos será na SALA 201 do ANEXO LÃMINA IV, funtos do prédio principal do TJ/RJ (FORUM), entrada pelo BECO DA MÚSICA, 175, esquina Rua Dom Manuel, a secão é publica, começa 13 horas e o julgamento do processo em tela, Processo nº 0007219-11.2013.8.19.0000 e apenso, deve ocorrer no início da seção
  E-mail: 
11cciv@tjrj.jus.br

B.     envie e-mail para:
Com um resumo do seguinte teor:

Exmo Desembargador Relator Claudio De Mello Tavares
Exmos Desembargadores da Décima Primeira Câmara Civel

e processo nº 0007452-08.2013.8.19.0000

Que seja mantida a decisão monocrática e SEJA MANTIDA A LIMINAR: SIM ao EIA / RIMA ! SIM À VERDADE !
Sim a Floresta de Deodoro, que o autódromo pode ser feito em Deodoro mas não na área onde tem a FLORESTA, pois próximo, na própria área do Exército há áreas já desmatadas que podem receber o autódromo!
O Ministério Público já sugeriu seis lugares, sendo que dois deles são em Deodoro na área que já está bastante desmatada, também do Exército, conhecida como Campo de Gericinó.
Por amor ao meio ambiente, à verdade e à justiça, por favor, mantenham a decisão monocrática, MANTENHAM A  LIMINAR QUE EXIGE A ELABORAÇÃO do EIA / RIMA, pois se isto for feito se comprovará que
Precisamos barrar um ANUNCIADO CRIME AMBIENTAL IRREVERSÍVEL:
Por favor, assistam ao vídeo com os depoimentos dos Pesquisadores do Jardim Botânico, Haroldo Lima e Rogério Gribel:  
SÃO QUASE 100 ALQUEIRES (2,3 milhões de metros quadrados), quase todo de MATA ATLÂNTICA DE PLANÍCIE NUNCA REMOVIDA, pois esta área JAMAIS foi desmatada e, ao longo do tempo, foi usada pelo Exército como área de TREINO EM SELVA.
Ainda que tenham sido retiradas as árvores adultas, o banco genético de sementes dormentes no solo, ou as árvores em formação constituem ampla diversidade e legítimo e original trecho da Mata Atlântica, conforme comprova o relatório de Profissionais do Jardim Botânico que se acha no endereço:
            Localização: A área onde se pretende praticar o CRIME AMBIENTAL com a implantação do autódromo está na AP 5, XXXIII Região Administrativa (RA de Realengo), no Bairro de Deodoro.
            Caracterização da Área:     Trata-se de propriedade que pertencia ao Exército Brasileiro, com uma área aproximada de 2,3 milhões de m², cerca duas vezes a área do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, coberta, em sua grande maioria, por floresta de mata atlântica em estado médio de regeneração. Para o CRIME AMBIENTAL ser praticado, a área foi transferida para o Estado do RJ.
            O local dessa reserva florestal, embora pertença a à AP 5, está praticamente inserido na AP 3, região mais populosa do município do Rio de Janeiro, com um quantitativo populacional superior inclusive ao da metrópole de Belo Horizonte. Este lugar é categorizado também como "Sítio de Relevante Interesse Paisagístico e Ambiental" (Morro da Estação), constante no Art. 117, inciso VIII, da Lei Complementar nº 111 de 2011 - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município do Rio de Janeiro. Sua cobertura florestal foi classificada no "Mapeamento da Cobertura Vegetal e Uso da Terra - 2010 do Município do Rio de Janeiro" como Mata Atlântica em estágio médio de regeneração, estando inserida no Projeto Corredores Verdes do Município.
            Justificativa de Proteção: a AP 3 apresenta os menores índices de área do verde por habitante no Rio, com valores extremamente reduzidos, o que faz do remanescente florestal de mata atlântica de Deodoro um enclave natural de importância estratégica para atenuar os rigores climáticos dessa região, que apresenta uma malha urbana agressiva, em razão da aniquilação de elementos naturais durante o processo de ocupação de seu território. Este remanescente florestal de mata atlântica funciona também como importante prestador de serviços ambientais e referência paisagística para vasto território, apresentando-se também como possibilidade de lazer em ambiente natural para um grande contingente populacional.
Que esta área preciosa seja transformada em UNIDADE DE CONSERVAÇÃO JÁ:
            O relatório elaborado pela Diretoria de Pesquisas Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico "Avaliação da Vegetação de Fragmento Florestal do Morro do Camboatá, no Centro de Instruções Especiais do Exército, Bairro de Deodoro, Município do Rio de Janeiro" alerta para a importância socioambiental da conservação e adequado manejo deste fragmento remanescente de mata atlântica (maior que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro), encravado em uma área densamente povoada, árida e poluída do município (ver https://docs.google.com/a/centroin.com.br/file/d/0BxSgcH3QIaqxTGRxTEVTX3R6SGc/edit?pli=1).
            Esse importante e singular fragmento florestal está estrategicamente situado na região que faz a conjunção dos três grandes maciços do município, o que aumenta sua importância como área de conectividade entre eles, considerados ícones da paisagem natural da Cidade do Rio de Janeiro.
A formação de corredores verdes unindo Unidades de Conservação da Natureza é uma estratégia para a conservação da fauna e flora em a longo prazo, sendo, inclusive, incentivada pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Mosaico Carioca, que foi formalmente reconhecido pela Portaria MMA nº 245, de 11 de julho de 2011. Portanto, a recuperação, manutenção e conservação dos atributos naturais da área onde se encontra a reserva florestal de Deodoro é, pelas razões elencadas, de fundamental importância para o equilíbrio urbano-ambiental da região em que está inserida. Esta área apresenta-se também como local privilegiado e estratégico para a garantia dos fluxos genéticos entre os maciços do município.
Com base nisso e no risco do ANUNCIADO CRIME AMBIENTAL, o MINISTÉRIO PÚBLICO RJ ingressou com AÇÃO CIVIL PÚBLICA, que pode ser vista na íntegra com todas as peças que a compõem, no endereço do MP: http://rap.mp.rj.gov.br/?p=1658  
Somente O PODER JUDICIÁRIO E A MOBILIZAÇÃO POPULAR podem BARRAR ESSE ANUNCIADO CRIME AMBIENTAL.

C.     envie outro e-mail  para cap10vfaz@tjrj.jus.br pedindo:
Exmo Juizo da 10ª Vara de Fazenda Pública
Para que se estabeleça a Verdade e se concretize a Justiça solicitamos que Vossa Excelência determine a realização da PERÍCIA JUDICIAL, o que poderá comprovar de forma técnica e insofismável que a Floresta de Deodoro é UM TESOURO AMBIENTAL e que existem outras alternativas de locais para se construir o autódromo PRESERVANDO A FLORESTA DE MATA ATLÂNTICA DE DEODORO.
D.     COMPAREÇA a Reunião do Coletivo em Defesa da Floresta de Deodoro, nesta 5ª feira, dia 22/08/2013, 18:30 horas, no 21º Andar do Clube de Engenharia, Av Rio Branco, 126 / 21º andar, para reunião de avaliação do quadro atual e medidas adotar para PROTEGER O TESOURO AMBIENTAL PRESERVANDO A FLORESTA DE MATA ATLÂNTICA DE DEODORO e demonstrar que existem outras alternativas de locais para se construir o autódromo.
E. COMPAREÇA A AUDIENCIA PÚBLICA CONVOCADA PELA ALERJ em ANCHIETA, próximo da Floresta de Deodoro (DEPUTADO PAULO RAMOS)
neste Sábado, dia 24/Agosto/2013,
15:00 HORAS,
na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, Praça Eugenio Latour, s/n, Guadalupe, com o lema:
“As consequências da construção do autódromo em Deodoro e o impacto para a região”
Responsável por esta convocação:

Abilio Tozini, FAMRIO – Federação Associações Moradores Rio  fone Claro: 9121-1498; Oi: 8876-6821; Tim: 8218-8126; Vivo: 9650-1898
BETO MESQUITA - APEFERJ - Associação de Engenheiros Florestais do Estado do Rio, fone 8151-0770
IBÁ DOS SANTOS SILVA - DEA/CB, DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE DO CLUBE DE ENGENHARIA, fone 9625-2131
ANGELO IGNACIO - PASTORAL MEIO AMBIENTE DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO, fone 9247-1666 E 9023-0156
ADACTO OTONI - Assessor Meio Ambiente do CREA-RJ, fone 9127-7753

Nenhum comentário:

Postar um comentário